Submissões
Submissões de Resumos de Comunicações Orais e Pósteres
Consulte aqui toda a informação sobre a apresentação de comunicações livres e criação e envio de pósteres.
As submissões encontram-se enceradas.
Os resumos aceites para as comunicações livres e pósteres serão publicados num Suplemento da revista RevSALUS – Revista Cientifica Internacional da RACS.
Submissões de Resumos de Comunicações Orais e Pósteres
Período suplementar de submissões para a 3.ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia de 20 de abril a 15 de maio de 2020. A submissão será unicamente por e-mail, para o endereço geral.revsalus@racslusofonia.org
Os resumos aceites para as comunicações livres e posteres serão publicados num Suplemento da revista RevSALUS – Revista Cientifica Internacional da RACS.
Visualização de tutorial
Regulamento para a submissão e envio de
comunicações orais e pósteres
Submissão de propostas encerrado.
O autor que irá apresentar o trabalho deve estar inscrito na 3.ª rRACS 2020, pelo que, para o efeito, deverá regularizar a inscrição até à data de envio do ficheiro com a sua comunicação livre e/ou com o póster para apresentação.
1. Resumos a submeter
1.1 Comunicações orais e pósteres
Os temas a submeter devem enquadrar-se no âmbito da investigação e inovação em saúde, nomeadamente nas áreas científicas e técnicas abaixo indicadas (cfr. 1.2) e ter, no máximo, 350 PALAVRAS.
Os resumos deverão ter em consideração as seguintes regras:
1.1.1 Estrutura do resumo
O Resumo deverá ser escrito em Português nas diferentes áreas da Saúde.
O título deverá ser colocado em letras maiúsculas.
O corpo do resumo propriamente dito deverá estar organizado em subtítulos a negrito:
Introdução: descrição do enquadramento teórico sobre o tema.
Objetivos: descrição dos principais objetivos do trabalho.
Material e Métodos: deverá ser feita referência à população estudada, para o caso de estudos com humanos, ou à espécie e estirpe de animal, ou ainda às células utilizadas. Os métodos deverão conter algumas informações mínimas, tais como as doses/concentrações dos fármacos testados e a metodologia empregue. Uma referência breve ao tratamento estatístico deve igualmente estar contida na secção se aplicável.
Resultados: deverão ser descritos os principais resultados obtidos, fazendo referência, quando possível e para as questões mais relevantes, aos dados numéricos encontrados, com as devidas unidades de medida, erros e significâncias.
Conclusões: conclusão do trabalho, de forma sucinta, mas suficientemente clara.
Deverão ser incluídas 3 frases (cada uma 150 carateres máximo) referentes a keypoints fundamentais do trabalho (learning objectives).
As referências bibliográficas (máximo 5) deverão ser identificadas no texto, através de um algarismo árabe entre parêntesis retos, depois descrito na parte final do resumo no seguinte formato:
1. Citação de artigo científico: [1] Dinis-Oliveira RJ, Carvalho F, Duarte JA, Remião F, Marques A, Santos A, Magalhães T. Collection of biological samples in forensic toxicology. Toxicol Mech Methods 20: 363-414, 2010.
2. Citação de livro: [1] Magalhães T. Abuso de Crianças e Jovens – Da Suspeita ao Diagnóstico. Lidel, Edições Técnicas, LDA: Lisboa, 2010.
3. Citação de capítulo de livro: [1] Magalhães T, Ribeiro C, Jardim P, Peixoto C, Dinis-Oliveira RJ, Abreu C, Pinheiro MF, Guerra CC. PARTE III. Da investigação inicial ao diagnóstico de abuso. In: Abuso de crianças e jovens – da suspeita ao diagnóstico, Magalhães T (ed). Lidel, Edições Técnicas LDA: Lisbon, 147-172, 2010.
1.2 Áreas científicas e técnicas aceites para submissão
Áreas em debate na 3.ª Reunião Internacional da Rede de Ciências Académicas das Ciências da Saúde da Lusofonia:
-
Audiologia
-
Ciências Biomédicas Laboratoriais
-
Ciências Dentárias
-
Ciências Farmacêuticas/Farmácia
-
Ciências Médicas
-
Ciências da Nutrição
-
Ciências da Visão
-
Enfermagem
-
Fisiologia Clínica
-
Fisioterapia
-
Imagem Médica e Radioterapia
-
Ortoprotesia
-
Psicologia da Saúde/Clínica
-
Podologia
-
Saúde e Ambiente
-
Saúde Oral
-
Terapêuticas Não Convencionais
-
Terapia da Fala
-
Terapia Ocupacional
Informações gerais (Comunicações Orais ou Pósteres)
As comunicações deverão ser originais não tendo sido apresentadas em outros contextos. Os autores devem indicar em qual das áreas científicas se integra a sua comunicação (oral ou póster). A Comissão Científica do congresso poderá sugerir a mudança de área.
- Todos os autores das comunicações orais ou pósteres submetidos foram já informados da decisão de aceitação ou rejeição da Comissão Científica.
- Os trabalhos a apresentar devem ser realizados em língua portuguesa.
- O autor que irá apresentar o trabalho deve estar inscrito na 3.ª rRACS 2020, pelo que, para o efeito, deverá regularizar a inscrição até ao prazo de envio da comunicação livre e/ou póster.
- A avaliação é da responsabilidade da Comissão Científica e dos resultados não haverá lugar a recurso.
Apresentação de trabalhos
Informações gerais relativas a comunicações orais ou pósteres
• A apresentação final da comunicação livre, em formato vídeo e respeitando o template disponibilizado, deverá ser enviada até 05 de setembro de 2020 para o e-mail: racs.lusofonia@gmail.com. Deverá, utilizar a plataforma WeTransfer para o envio do ficheiro. Deverá indicar o código e o título da sua comunicação.
• O envio do ficheiro final do póster a apresentar deverá ser enviado até dia 05 de setembro de 2020. Deverá utilizar o template disponibilizado e enviar em ficheiro PDF para o e-mail: racs.lusofonia@gmail.com. Deverá indicar o código e o título do póster.
• O ficheiro terá, obrigatoriamente, de ser produzido no formato standard (template) disponibilizado por e-mail ou acessível neste menú.
• Será entregue um certificado por cada apresentação onde constam o nome de todos os autores.
• Cada participante inscrito pode apresentar, no máximo, 3 trabalhos.
Formatação de pósteres
O póster deverá ser enviado até dia 05 de setembro de 2020 para o e-mail: racs.lusofonia@gmail.com
O ficheiro a enviar deverá ser em formato fechado (PDF).
A construção dos pósteres deverá atender a:
-
Os pósteres serão expostos na versão digital (em PDF), devendo utilizar o template disponibilizado.
-
Os trabalhos deverão respeitar a formatação e template disponíveis:
-
Orientação da impressão: vertical;
-
Dimensão: 80×100 cm
-
O fundo do póster deverá, obrigatoriamente, ser branco, permitindo a boa visualização do seu conteúdo.
-
-
Considerando o novo formato do evento (online), não haverá lugar à apresentação dos pósteres. Nos dias do evento os pósteres aceites estarão disponíveis em secção da página web do evento.
Formatação das comunicações livres
O vídeo com a comunicação oral deverá ser enviada até 05 de setembro de 2020.
-
Após produção do vídeo (tutorial), deverá enviar o documento por intermédio da plataforma gratuita WeTransfer, para o e-mail: racs.lusofonia@gmail.com sendo que o nome do ficheiro deverá ser o código enviado aquando da notificação de aceitação do trabalho.
-
O tempo da apresentação da comunicação oral deverá ser, no máximo, de 7 minutos.
-
As comunicações orais deverão utilizar o modelo standard disponível neste menú.
-
A apresentação deverá ser elaborada e enviada em vídeo (conferir o tutorial para produção do vídeo de apresentação) respeitando a formatação e template enviado e disponível neste sub-menú.
-
Os slides deverão respeitar o template disponível com as seguintes características:
-
Dimensão: standard – apresentação do ecrã 4:3, largura 25,4 cm e altura 19,05 cm;
-
Tamanho mínimo da letra: título – 24; conteúdo – 14;
-
O fundo da apresentação deverá, obrigatoriamente, ser branca, permitindo a boa visualização do seu conteúdo.
-
Orientação da página: horizontal.
-
-
A organização não se responsabiliza por qualquer desformatação do trabalho enviado que não utilize as fontes, o modelo e as prerrogativas indicadas ou que utilize grafismos animados.
Os trabalhos finais (Apresentações em formato PDF, no caso de pósteres e em formato vídeo, no caso das comunicações livres) devem ser enviados até ao dia 05 de setembro de 2020 para o e-mail: racs.lusofonia@gmail.com.
Todos os resumos aceites para apresentação na 3.ª rRACS 2020 serão publicados num suplemento especial da revista RevSALUS – Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia.
Todos os autores terão ainda a possibilidade de submeter os artigos completos à RevSALUS os quais serão alvo de revisão científica pelos pares, no cumprimento do processo editorial da revista. As submissões completas devem ser enviadas para geral.revsalus@racslusofonia.org, com a menção expressa que o trabalho foi apresentado na 3.ª rRACS 2020.